quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O que a Crise Financeira e o Aquecimento Global tem em comum?

"Eles começaram a ficar aqui depois que o Polo Norte derreteu"

O artigo de Jeremy Warner do Independent (5/2)compara o aquecimento global com a crise financeira:

"Todos os dois tem sua origem na idéia de que é perfeitamente aceitável encher o sistema com enorme quantidade de material tóxico - no caso da quebra do crédito, trilhões de dólares de empréstimos sub-prime (sem garantias sólidas), e no do aquecimento global, milhões de toneladas de carbono. O consumismo da bolha do crédito é ainda mais alimentado pelo aumento das emissões de carbono.
Todos os dois se basearam em crenças não sustentáveis. O sucesso da reunião de Copenhagen enviará uma mensagem poderosa de cooperação internacional. Para ser bem sucedida, as nações desenvolvidas devem ter a humildade diante das aspirações sensatas do mundo em desenvolvimento. Estas nações não podem ser forçadas pelo Ocidente para um futuro de baixo carbono, mas ajudadas e alimentadas na sua direção".

Junto com as crises, do clima e do mercado, a oportunidade de mudar o que não dá mais para continuar.

Independent:
http://www.independent.co.uk/opinion/commentators/jeremy-warner-a-manifesto-to-save-the-free-market-1546275.html

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Quebrando Recordes


No domingo australiano (1/2) as temperaturas bateram records e atingiram 43C pelo terceiro dia consecutivo, o que provocou a morte de 20 pessoas. Esta é a pior onda de calor na história do país e o calor entortou até os trilhos dos trens.
O que mais desanima é a afirmação do professor David Karoly, da Universidade de Melbourne: “O calor é fora do comum, mas se tornará uma experiência normal em 10 ou 20 anos”. As alterações climáticas são visíveis no país.

A Austrália é o continente mais seco da Terra: a região sul sofre há 12 anos com uma seca e os últimos três anos nos Alpes Australianos também foram os mais secos. A água do rio Murray-Darling não consegue chegar ao mar 40% das vezes e as colheitas tem sido menores. Segundo estudo, os ecossistemas australianos são os mais frágeis do planeta diante da ameaça do aquecimento global.

A tendência é ficar pior e mesmo um pequeno aumento de temperatura, considerado inevitável aumentará a seca em várias partes do país. O país é o maior emissor per capita de dióxido de carbono do mundo e especialistas temem que seja também o primeiro a sofrer as mais duras conseqüências.
Uma subestação elétrica explodiu e fechou o transporte de trem na cidade de Melbourne. Pessoas ficaram presas nos elevadores, estradas foram bloqueadas com a queda das sinalizações. Meio milhão de casas e negócios ficaram sem luz, doentes tiveram que deixar os hospitais.

O Reino Unido sofre com a outra face do aquecimento global: neve pesada que causou caos no transportes aéreo, ferroviário e rodoviário e o fechamento de escolas. A neve no Aeroporto de Heathrow chegou a 11 cm. Um dia sem metrô na capital Londres significa uma perda de produtividade de 48 milhões de libras.

Uma das características das mudanças climáticas é justamente a intensificação das temperaturas: altas e baixas.

Fonte: Independent

Arquivo do blog