sábado, 23 de março de 2024

O Mundo Está Pior ou Melhor em relação à Crise Energética ?

 

De acordo com o relatório 2023 da Agência Internacional de Energia, International Agency Energy - IEA, o  mundo poderia está melhor e as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio  representam pressões na crise energética global e nas mudanças do clima.

Desde a Revolução Industrial a temperatura média da superfície do planeta aumentou em 1,2%. Parece pouco, mas esta é a explicação para as ondas de calor extremo e outras mudanças climáticas. 

O setor da energia é a principal causa da poluição atmosférica que atinge 90% da população mundial! São 6 milhões de mortes prematuras por ano. Alguns países pioraram na direção do acesso à eletricidade e a cozinhar com energia limpa.

O investimento em energia limpa aumentou em 40% desde 2020. Há consciência de que é preciso reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas também os fatores econômicos também contribuem para trilhar este caminho. 

De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia - IEA , International Energy Agency, em 2020, um em cada 25 carros vendidos era elétrico; em 2023, este número representa agora um em cada cinco. Mais de 500 gigawatts (GW) de capacidade de produção de energias renováveis ​​deverão ser adicionados em 2023 – um novo recorde. Mais de mil milhões de dólares por dia estão a ser gastos na implantação da energia solar.  Afinal, o Sol nasce para todos e não é preciso depender de outro país para acessar o sol. 

A Agência Internacional de Energia conclui que "limitar o aquecimento global em 1,5% é muito difícil, mas o caminho permanece aberto". 

A crise energética global anuncia o fim do início da era dos combustíveis fósseis. A transição para as energias limpas impulsiona os investimentos e de acordo com o relatório  IEA  "é agora suficiente para que a procura global de carvão, petróleo e gás natural atinja um ponto alto antes de 2030. 

A quota do carvão, do petróleo e do gás natural no fornecimento global de energia – estagnada durante décadas em torno dos 80% – começa a diminuir e atinge 73% até 2030.  No entanto, se a procura por estes combustíveis fósseis permanecer num nível elevado, como tem sido o caso do carvão nos últimos anos, e como é o caso das projeções do Cenário Político Declarado,  State Policies Scenario para o petróleo e o gás, está longe de ser suficiente para alcançar os objetivos climáticos globais."

O principal objetivo climático global é não aumentar a temperatura do planeta além de 1,5%, o que significa que se não acabarmos com os combustíveis fósseis, eles certamente acabarão conosco. 


Fonte: IEA , World Energy Outlook 2023. 


Arquivo do blog