segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A SEMANA EM QUE O MUNDO ACORDOU

Domingo, 21 de setembro de 2014. Um exército de pessoas foi às ruas para realizar a marcha mais importante da história da humanidade,  em defesa da natureza e da Vida . Milhares pessoas marcharam pelas ruas do planeta para combater as mudanças climáticas. Em Nova York, foram mais de 310.000 pessoas. Paris, Berlin, Londres e Bogotá estão entre as cidades que participaram do movimento atingindo mais de 675.000 pessoas no mundo.

Personalidades, como  secretário geral da ONU Ban Ki Moon, o ator Leonardo di Caprio e Al Gore fizeram questão de estar presente à marcha de Nova York

Terça-feira dia 23 de setembro, Nova York, aconteceu a Reunião do Clima.    A reunião  da ONU teve como objetivo mobilizar 120 representantes dos governos para ação no combate às mudanças climáticas.  Leonardo di Caprio, mensageiro da ONU da paz faz um discurso poderoso onde pede a atenção da comunidade internacional para o problema: “Não é uma questão de política, é uma questão de sobrevivência”.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente PNUMA  anunciou a iniciativa  Parceria para Utensílios e Equipamentos Eficientes com objetivo alcançar uma energia mais limpa numa escala global. A transição para aparelhos eficientes reduzirá o consumo de eletricidade global em 10% e economizaria 350 bilhões de dólares nas contas de luz, com uma redução de 1.25 toneladas de CO2 por ano.

Um grupo de investidores institucionais, incluindo dois dos maiores gestores de ativos e fundos de pensão na Europa, o sueco AP4 e o europeu Amundi e CDP uniram forças com o PNUMA e a IF Iniciativa Financeira e anunciaram a redução da pegada ecológica de 100 bilhões de investimentos institucionais no mundo, fazendo a transição para as companhias que valorizam a eficiência em carbono.

Líderes mundiais anunciaram novas promessas de restaurar 30 milhões de hectares de terras de floresta degradadas durante Reunião do Clima. O compromisso vem da Etiópia, República Democrática do Congo, Guatemala e Uganda entre outros. A intenção é contribuir para o Desfio de Bonn, Bonn Chalenge – um objetivo global de restaurar 150 milhões de hectares de terras degradadas e desflorestadas até 2020.


Nesta mesma terça-feira,  o poderoso banco americano Bank of America anuncia a Iniciativa Financeira Catalizadora pensada para estimular  10 bilhões de dólares em novos em projetos de energia limpa de alto impacto. O objetivo é acelerar os investimentos em Energia Limpa e reduzir as emissões de carbono.

Quarta-feira, 24 de setembro.– O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram memorando de entendimento para garantir maior apoio aos serviços essenciais fornecidos pelos ecossistemas para a segurança alimentar no mundo. A conservação dos ecossistemas é fundamental para garantir as condições ideiais para a produção de alimentos e o fornecimento de água, entre outros serviços.

Outras anúncios acontecem nesta mesma semana. O executivo da Apple, Tim Cook afirmou que o Campus 2 da Apple em construção poderá ser o “edifício mais verde do planeta”, com 100% de instalações com energia renovável e um enorme sistema de energia solar. O edifício usará apenas ventilação natural e não usará ar condicionado ou aquecedores em 75% do ano. O edifício terá 80% da sua área como paisagismo e será cercado por 7.000 árvores!

Seguindo a tendência, o Facebook revelou seus planos de colocar no ar uma frota de “aviões movidos a energia solar” do tamanho dos 747 para fazer a conexão de internet.

E o Brasil, será que vai continuar deitado em "berço esplêndido"?

Fonte: Avaaz, Inhabitat, UNEP. 

Arquivo do blog