quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Ártico Derrete e Quem Leva Vantagem?


O Economist desta semana dedica um espaço especial ao fato incontestável de que o Ártico está derretendo. Seis países fazem fronteiras com a região: Noruega, Islândia, Groenlândia (Dinamarca), Canadá, Alaska (EUA) e Rússia. Estes países tem até maio de 2009 para reivindicar às Nações Unidas sua parte fundo do mar que até o momento não pertence à ninguém.

A cada ano, o gelo tem diminuído em função do clima aquecido e a tendência deve continuar. Como noticiado pelo O Globo: “não tem mais volta”. A água do oceano absorve a luz solar e com o aquecimento da água a tendência no futuro é aumentar o derretimento do gelo.

Estas alterações agressivas ao clima podem trazer alguma vantagem para o comércio global. Onde antes estavam placas de gelo, agora surgem caminhos para rotas comerciais por mar. Além disso, pesquisas mostram que existem grandes reservas de petróleo no Ártico que se tornarão acessíveis com o derretimento. Alguns países já reivindicaram os seus direitos e outros estão se organizando para fazer suas reivindicações sobre as plataformas marítimas.

O que mais preocupa é que o petróleo é uma dos responsáveis pelo aquecimento global. Os investimentos para a sua exploração podem agredir ainda mais o meio-ambiente, provocando novas mudanças climáticas com conseqüências desastrosas imprevisíveis.

Vídeo online - Economist :
http://audiovideo.economist.com/?fr_story=6d6455225c0d26f93e62d1cca6e2b39968fbf3b3&rf=bm&source=features_box4

Arquivo do blog