sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pré-Sal ou Pré-Mal?

O risco de explorar o petróleo em águas profundas faz do pré-sal, um verdadeiro "mal anunciado" que ouso apelidar de Pré-Mal. Afinal,o que vem antes do mal é o quê?

No mundo inteiro, a produção de petróleo diminui, mas no Brasil está aumentando e ao invés de se orgulharem, os brasileiros deveriam parar para pensar. O mal já mostrou a sua face. Por que arriscar?

O desconhecimento do presidente em geografia, geologia, história etc é decepcionante, mas o seu desconhecimento da ecologia é preocupante. A palavra ecologia vem do grego oikos (casa) e logos (estudo). Conhecer a nossa casa ou o Planeta Terra é fundamental para governar. Num mundo ameaçado por desastres ambientais com conseqüências desastrosas, é fundamental saber respeitar o meio ambiente e os seus ecossistemas.

A exploração de petróleo em águas profundas é um risco comprovado, com perdas e danos experimentados e outros ainda por assimilar. Centenas de pessoas desempregadas e destituídas da sua fonte de renda; outras desiludidas e desorientadas. Começar de novo? Como, quando, onde? Não seria problema nosso, se os danos ao meio ambiente fossem localizados. Não são. O dano local tem efeito global.

A PETROBRÁS deixou de se intitular uma empresa de petróleo para se tornar uma “empresa de energia”. Energia limpa exigimos nós, para que dela possamos realmente nos orgulhar. A Perobrás pode usar a sua gente e a sua expertise para investir em energia solar: abundante, limpíssima e inesgotável. Suspender o programa do pré-sal não é uma inconsequência, como muitos podem pensar, mas uma decisão coerente com o único futuro possível para a humanidade: o futuro limpo!

Elizabeth A. Ramos

Imagem: Eric Gay, Yahoo News!
http://news.yahoo.com/s/ynews/ynews_

Arquivo do blog