quinta-feira, 23 de julho de 2009

Energia com tempero de cebola


A empresa americana Gills Onions está inaugurando um sistema de energia elétrica que transforma os resíduos da cebola em energia. A empresa planta e processa cebolas vendidas em fatias, cubos e como purê no atacado e varejo. O objetivo da empresa é eliminar os resíduos da cebola e o projeto foi pensado no longo prazo nos últimos 10 anos.

A empresa gera cerca de 150 quilos de restos de cebola e perde cerca de 35% das cebolas nas cascas e partes não aproveitadas. Antes os resíduos eram enviados para decomposição nos campos, mas o sistema não funcionou e se tornou mais problema do que solução.

A iniciativa de transformar os restos da cebola em energia começa com uma redução de 25% dos resíduos, ao se extrair o líquido dos restos. Este suco vai para um biodigestor onde os micróbios transformam o suco em gás metano. O gás é levado para células a combustível e convertido em eletricidade. Os 25% do lixo sólido são comercializados como alimento para o gado.

A iniciativa que leva o nome de Sistema de Recuperação de Energia, Advanced Energy Recovery System (AERS) reduz o equivalente a 30.000 toneladas por ano de emissões de CO2. A expectativa da empresa é economizar $700.000 dólares em eletricidade por ano e $400.00 dólares na disposição dos resíduos.

Outras iniciativas fazem da empresa uma referência de sustentabilidade como a reaproveitamento de terras plantadas e o sistema de irrigação por gotejamento que economiza o consumo de água anual de 2.900 casas na Califórnia.
A empresa foi reconhecida como Líder em Conservação em Energia: este é o primeiro projeto do gênero.

Fonte: Reuters (22/7), Gill Onions.

Arquivo do blog