quarta-feira, 7 de maio de 2008

O quanto as nossas viagens aéreas contribuem para o aquecimento global?


Todo mundo gosta de viajar, mas segundo artigo do Independent (6/5), a falha da indústria em diminuir as emissões de carbono podem levar ao “pior cenário” imaginado pela ONU para as mudanças climáticas.

Um estudo não publicado por líderes especialistas mundiais revelou que as linhas aéreas estão jogando 20% a mais de dióxido de carbono na atmosfera do que sugerem as estimativas, com um total que alcança 1.2 e 1.5 bilhões de toneladas anuais até 2025.
O relatório foi apresentado numa conferência co-organizada pela Autoridade Federal da Aviação dos EUA e tornado público pela Federação da Aviação do Meio-Ambiente. Jeff Gazzard, porta voz da federação ambiental disse: “o crescimento de CO2 nesta escala superará com folga os ganhos feitos pela melhora em tecnologia e assegura que a aviação contribuirá bem mais para o aquecimento global até 2025, do que se pensava anteriormente. Os governos devem agir para colocar um teto no crescimento irrestrito. ”

A Associação Internacional de Transporte Aéreo que representa 240 linhas aéreas disse que está trabalhando para produzir um compromisso de metas de redução de CO2. “Com os custos de combustível dobrando no ano passado, já temos um incentivo para trabalhar com maior eficiência, disse um porta voz. “Houve 70% de melhora na eficiência do combustível nas últimas quatro décadas e a aviação deve ser um exemplo a ser seguido por outros”.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Mais um sinal de Aquecimento Global

Desde 1945 Dr. Mikhail M. Kozhov começou suas pesquisas no maior reservatório de água do mundo, o lago Baikal . Sua filha Olga e a neta Izmesteva se juntaram ao projeto.
Agora Dr. Izmesteva ao analisar os dados chegou à conclusão de que a água do lago está aquecendo rapidamente, com efeitos na organização da cadeia alimentar.

A pesquisa tem obtido o maior reconhecimento no meio científico. São 60 anos de registros em meio às difíceis condições de acesso e de temperatura da Sibéria.
Embora outros lagos tenham apresentado aquecimento da água como o lago Tahoe nos EUA e o lago Tanganyika na África Central, muitos cientistas pensaram que o enorme volume de água do Baikal e sua circulação de água fora do padrão normal fossem amortecer os efeitos do aquecimento global. Mas segundo o relatório, o lago está aquecimento rapidamente, com aumento em duas semanas da estação sem gelo.

O lago Baikal foi designado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Fonte: N.Y.Times

Arquivo do blog