quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Qual o preço do futuro ?

Segundo artigo do jornal Independent, milhões de pessoas no mundo estão dispostas a fazer sacrifícios pessoais, inclusive pagar contas mais altas para ajudar a combater as mudanças climáticas, de acordo com uma pesquisa divulgada no dia 5/11.

A pesquisa encomendada pela BBC World Services cobriu 22.000 pessoas em 21 países: 83% dos entrevistados acreditam que será necessário mudar o estilo de vida para cortar as emissões dos gases de efeito estufa. Em 14 dos 21 países, há o reconhecimento de que para lidar com a mudança climática, temos que mudar de comportamento.

O aumento de taxas para combater o problema do clima é aceito por uma parcela e a pesquisa sugere que os líderes nacionais poderiam ter sucesso ao introduzir uma taxa para o uso da energia, mas o ponto chave é garantir o destino dos rendimentos para o equilíbrio ambiental.

Todos os estudos apontam as emissões de gás carbônico, causadas pelos setores de energia e transportes como as maiores responsáveis pelo aumento da temperatura terrestre. Mas as companhias aéreas oferecem cada vez mais vantagens para voar e quem está realmente disposto a sacrificar a sonhada viagem de férias ou o encontro com o amor da sua vida que mora no outro lado do planeta?

O futuro tem preço, mas ele não pode ser quantificado apenas em unidades monetárias. Ele inclui o preço de alto investimento em tecnologia limpa e acesso a ela, remanejamento dos lucros das empresas para estes investimentos, mudanças de hábitos que exigem sacrifícios e a consciência de que não dá mais para negociar com natureza. Ela se defendeu por muito tempo, mas agora começa a se vingar.

Arquivo do blog