domingo, 7 de dezembro de 2008

Biodiversidade e Estoques de Carbono



O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (UNEP) lançou no dia 5/12, um atlas intitulado Carbono e Biodiversidade mostrando as áreas com alta densidade de carbono e todo o tipo de biodiversidade, incluindo anfíbios, pássaros e primatas. O atlas é o primeiro deste tipo e contribui para demonstrar como a redução do desmatamento pode ajudar a combater as mudanças climáticas e ainda conservar a biodiversidade.

As áreas demarcadas pelo atlas interessam aos países que querem reduzir as emissões dos gases de efeito estufa provocadas pela alteração do uso da terra, e ao mesmo tempo conservar a biodiversidade.O diretor do UNEP, Achim Steiner declarou que “ao apontar as regiões onde os altos níveis de estoques de carbono convivem com uma alta biodiversidade o atlas mostra onde governos e investidores podem lidar com os dois problemas pelo preço de um”.

O Atlas aponta quatro regiões onde acontece a sobreposição dos estoques de carbono e biodiversidade: os Neotrópicos, a África Tropical, a Ásia Tropical e a Oceania. Localizada nos Neotrópicos, a Amazônia Brasileira, (Brazilian Amazon) é citada como uma área onde o “plantio de soja se tornou um importante fator para o desmatamento”. Segundo a publicação, a Amazônia é a maior floresta tropical contínua do mundo, com uma estimativa de conter um quarto de todas as espécies terrestres do mundo. Seis dos 17 países com “megadiversidade” (Mittermeier et al.1997) estão nos Neotrópicos (Panamá, Norte América Latina).

Arquivo do blog