segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Recado para os céticos

Apesar do senso comum admitir que a controvérsia sobre o aquecimento global já acabou e que a interferência do homem no meio-ambiente é responsável pelo aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera, os céticos ainda duvidam.

Por que a teimosia? Pelo hábito de fazer oposição ou pela resistência em mudar de hábitos e fazer o que tem que ser feito?

Podemos colocar várias questões, mas cabe aos céticos a honestidade das respostas. A nós cabe mandar um recado: quaisquer que sejam suas razões, o ser humano não pode se eximir da responsabilidade. A culpa é nossa e nós temos que dar um jeito nisso.

O relatório da ONU da semana passada declara que a população humana está vivendo muito além dos seus meios e infringindo dano ao meio-ambiente que podem ultrapassar o ponto de não retorno.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), o crescimento da população global coloca a humanidade em risco. Como alimentar uma população que aumenta a taxas crescentes com a também crescente degradação dos recursos naturais?

Segundo o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, “a população humana é agora tão grande que a quantidade de recursos necessária para sustentá-la excede a disponibilidade pelos atuais padrões de consumo”.

Esta é uma equação que não fecha. Para mudar seu resultado, temos que mudar seu enunciado. Na últimas duas décadas, houve um aumento de 34% na população do mundo, de 5 milhões para 6,7 bilhões. A quantidade de terra disponível por pessoa diminuiu 60% (de 19.5 acres para 5 acres) (PNUMA).

Diante desta evidência, a discussão em torno da “culpa” do aquecimento global é tola e sem sentido. Toda e qualquer ação que tenha como objetivo preservar os recursos ambientais para a nossa sobrevivência é fundamental. Portanto, os céticos precisam mudar de hábitos, quer acreditem no aquecimento global causado pelas emissões de CO2 ou não.

Um comentário:

Gabriel Mellin disse...

Parabéns pelo Blog! São atitudes assim que o mundo está precisando. Keep on! bjs

Arquivo do blog