sábado, 6 de julho de 2019

BRASIL AUMENTA O CONSUMO DA CARNE e o planeta esquenta mais.


-->

Consumir carne é contribuir para o aquecimento global e as mudanças climáticas.  Fazendeiros desmatam florestas para criar gado e os animais soltam gás metano, o pior dos gases para o efeito estufa.   No ano passado, a ONU recomendou diminuir em 50% o consumo de carne.

Enquanto alguns países conseguem diminuir o consumo da carne, grande vilã do ambiente, no Brasil o consumo só faz aumentar. No Reino Unido e nos EUA já houve alguma redução do consumo, como mostra o gráfico da FAO. Em parte isso se deve ao Veganismo e Vegetarianismo e também à uma diminuição do consumo diário da carne, como as Segundas-feiras sem carne.

No Brasil, esta tendência não aconteceu. Desde 1990, o consumo de carne dobrou com a estabilidade financeira e aumento da renda. O agronegócio representa 1/5 do Produto Interno Bruto do país e é o maior responsável pelo desmatamento.

O maior produtor de carne mundial é a brasileira JBS . A empresa recebeu durante o governo Lula-Dilma  a quantia de 400 milhões de reais do BNDES para aumentar seu negócio. Em 2009, o banco injetou 2 bilhões ao comprar a empresa americana Pilgrims produtora de frango. A indústria de frango e ovos é uma das mais cruéis para os animais. No Brasil, 95% dos ovos que consumimos são de galinhas confinadas.

A maior indústria de carne também está envolvida em corrupção.  Em março deste ano, promotores brasileiros impetraram acusações contra 12 pessoas, incluindo Joesley Batista, em troca de suborno para financiamentos baratos e investimentos do BNDES. O ex-presidente do BNDES e ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ex-presidente do banco, Luciano Coutinho também foram acusados e negaram. No dia 5 deste mês de julho, um juiz da 6a vara criminal de São Paulo recebeu denúncia contra o ex-senador Aécio Neves do PSDB-MG.
No geral, o consumo de carne aumentou muito desde 1960 e atualmente produção de carne é 5 vezes maior, saindo de 70 milhões de toneladas em 1960  para mais de 330 milhões de toneladas em 2017. A Índia e o Quênia são exemplos de países adequados de baixo consumo de carne.

O documentário COWSPIRACY produzido pelo ator Leonardo di Caprio alerta sobre os danos da carne ao ambiente e à saúde. 



Nenhum comentário:

Arquivo do blog