terça-feira, 22 de junho de 2021

O QUE A NASA SABE SOBRE O AQUECIMENTO DA TERRA



A quantidade de calor capturado na Terra praticamente dobrou desde 2005, contribuindo para o aquecimento mais rápido dos oceanos, do ar e da terra, de acordo com uma nova pesquisa da NASA e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic and Atmospheric Administration) .

 

A magnitude do aumento não tem precedentes”, disse Norman Loeb, cientista da NASA e principal autor do estudo, que foi publicado esta semana na revista Geophysical Research Letters. “A Terra está aquecendo mais rápido do que o esperado.”

 

Usando dados de satélite, os pesquisadores mediram o que é conhecido como desequilíbrio de energia da Terra - a diferença entre quanta energia o planeta absorve do sol e quanta ele é capaz de derramar ou irradiar de volta para o espaço.

 

Quando há o desequilíbrio “positivo” - a Terra absorvendo mais calor do que perdendo - é um primeiro passo em direção ao aquecimento global, disse Stuart Evans, um cientista climático da Universidade de Buffalo. “É um sinal de que a Terra está ganhando energia.”

 

Esse desequilíbrio praticamente dobrou entre 2005 e 2019, concluiu o estudo. “É uma quantidade enorme de energia”, disse Gregory Johnson, oceanógrafo do Pacific Marine Environmental Laboratory da NOAA e co-autor do estudo. Johnson disse que o aumento de energia é equivalente a quatro detonações por segundo da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, ou cada pessoa na Terra usando 20 chaleiras elétricas de uma vez. "É um número tão difícil de entender."

 

A Terra consegue irradiar a energia solar que recebe. No início do período de estudo, em 2005, ela  irradiava de volta cerca de 239,5 desses watts - criando um desequilíbrio positivo de cerca de meio watt. No final, em 2019, essa diferença quase dobrou para cerca de 1 watt completo por metro quadrado.

 

Os oceanos absorvem a maior parte desse calor, cerca de 90%. Quando os pesquisadores compararam os dados de satélite às leituras de temperatura de um sistema de sensores oceânicos, eles encontraram um padrão semelhante.

A comparação de dados por abordagens diferentes confirma o desequilíbrio, de acordo com o cientista da NASA.

 

Mas o que está causando o desequilíbrio?

 

O estudo aponta a diminuição da cobertura de nuvens e do gelo marinho, que refletem a energia solar de volta ao espaço, e um aumento dos gases de efeito estufa emitidos pelos humanos, como metano e dióxido de carbono, bem como vapor d'água, que retêm mais calor na Terra , como fatores de desequilíbrio.


No entanto, é difícil dizer o que é impacto causado  pelo ser humano e o que faz parte dos ciclos climáticos. Está tudo misturado.

 É possível que o desequilíbrio diminua em alguns anos, mas segundo o oceanógrafo Johnson, a trajetória parece ser ascendente, especialmente se os oceanos permanecerem aquecidos.

 

 

 Fonte: Washington Post, NASA. 

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog