segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pense Global X Aja Local (Economist.com 29/9)

Durante uma conferência sobre a fundição de alumínio na Alemanha, vários ambientalistas protestaram contra a construção de novas usinas hidrelétricas e geotérmicas fornecer energia para a fundição de alumínio na Islândia. Atualmente existem três unidades para o derretimento de alumínio e mais uma em construção.

O país vive um boom de investimento devido ao alumínio e o motivo é a produção de energia limpa e barata. Grande parte dos custos da produção recai na eletricidade e vale mais a pena levar a matéria prima até um local onde a energia é barata como Islândia e depois embarcar de volta o produto para os consumidores em outros lugares do mundo.

Para preservar a natureza da Islândia seria necessário parar com estes projetos. Por outro lado a produção oferece oportunidade de empregos e desenvolvimento. Alguns argumentam que a Islândia tem uma obrigação moral de usar o máximo de energia limpa em benefício do planeta. A fundição de alumínio cresceu muito na China, mas com energia a carvão, nociva ao meio-ambiente.

“Em outras palavras, a Islândia deveria sacrificar sua paisagem para o bem do planeta.”

Diminuir o uso do alumínio fica difícil com a crescente demanda dos países em desenvolvimento. O alumínio poderia ser processado em outros lugares sem causar dano ao meio-ambiente e o páis poderia usar seus recursos para outros usos, como centros de informação. Para quem mora na Islândia numa área que será inundada pela nova represa, o dano pode ser enorme e a idéia “Pense global, aja no local” simplesmente cai em contradição.

http://www.economist.com/daily/columns/greenview/displayStory.cfm?story_id=12323257

Nenhum comentário:

Arquivo do blog