quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Expedição Monitora a Captura do CO2 nos Mares do Sul

Cientistas australianos estão saindo ainda esta semana para uma viagem de monitoramento de dados no oceano do Hemisfério Sul. Os mares desta região têm um papel mais importante no controle da ação das mudanças climáticas.
O oceano absorve enorme quantidade de dióxido de carbono na zona entre a Austrália e Antártica, sendo que este continente tem o papel mais importante de todos. O problema é a dificuldade de monitoramento devido ao mar bravo e à distância.. Os cientistas não conseguem dizer com precisão como o aquecimento global está afetando a capacidade de absorver o Co2, um dos gases do efeito estufa, produzido pelo combustível usado nos carros, por plantas energéticas e indústrias.

Segundo os cientistas, o Co2 é absorvido pela água do mar e pelos bilhões de fitos planctos e outros organismos que ao cair no fundo do mar aprisionam o carbono em profundas camadas sedimentadas. Com o aquecimento do clima, torna-se difícil a camada da superfície se misturar com as águas embaixo, o que reduz o efeito bomba do Co2. Além disso com o aquecimento, a quantidade de Co2 liberada pelos organismos que se alimentam dos ficto plantos também aumenta e reduz o efeito biológico da captura do Co2.

O monitoramento é o único modo de dizer o quanto as mudanças climáticas estão afetando um dos maiores reservatórios de Co2. Se ficar comprovado que o Co2 que o oceano não está absorvendo este gás nocivo, o controle das emissões terá que será ainda mais rígido.

Fonte: Reuters, David Fogarty
http://www.reuters.com/article/environmentNews/

Nenhum comentário:

Arquivo do blog