segunda-feira, 8 de junho de 2020

RIQUEZA DOS OCEANOS AMEAÇADA PELA “ECONOMIA AZUL”


O valor global do ativos dos oceanos é  avaliado pela WWF,  World Wildlife Fund  em 24 trilhões de dólares.

O problema é que esses ativos oceânicos estão ameaçados pelas atividades humanas que exploram os recursos marinhos. Segundo artigo publicado pela Visual Capitalism, a atividade que mais contribui para a economia azul é a produção direta da pesca e agricultura.

Valores em trilhões de dólares da produção dos oceanos:

Saída direta: pesca marinha, recifes de coral, ervas marinhas e manguezais
Valor total: $ 6.9T
Exemplos de produção direta: pesca, agricultura

Comércio e Transporte: Linhas de Navegação
Valor total: $ 5.2T

Ativos adjacentes: costa produtiva, absorção de carbono
Valor total: US $ 7,8T e US $ 4,3T, respectivamente
Exemplos de serviços habilitados: Turismo, educação / conservação (como empregos criados)

Segundo análise da Visual Capitalist, essa riqueza anual produzida pelos oceanos se equipara ao Produto Interno Bruto (PIB) dos países,  chegando a US $ 2,5 trilhões por ano - tornando-se a oitava maior economia do mundo em termos de países.

Os impactos das atividades na saúde dos oceanos

Pesquisadores identificaram num estudo entre 2003 e 2013 o efeito global das várias atividades humanas em diversos ambientes marinhos. São 4 problemas ou quatro principais estressores que ameaçam este potencial de riqueza.

1- Mudança climática: alteração da temperatura na superfície do mar, acidificação dos oceanos e aumento do nível do mar.

2- Transporte marítimo 

3- Atividade com base terrestre:  poluição dos nutrientes, poluição química orgânica, poluição humana direta, poluição luminosa.

4 – Pesca:  a pesca comercial e artesanal, incluindo métodos de arrasto

A principal fonte de mudança no ambiente marinho tem sido o clima, mas os níveis de poluição também aumentaram para muitos ecossistemas. 

Chamamos atenção para poluição do plástico que não para de crescer.
A instituição 4OCEAN  faz um trabalho relevante para retirar o lixo dos oceanos. Segundo estimativa do Forum Economico Mundial, em 2050 podemos ter mais plástico nos oceanos do que peixe em peso.

Os ecossistemas mais impactados são os recifes de coral, ervas marinhas e manguezais e são também os que mais contribuem para a produção econômica direta. No entanto, os impactos na saúde do oceanos podem dar um prejuízo econômico de 428 bilhões anualmente até 2050.

O papel dos oceanos na regulação do clima

Os oceanos absorvem cerca de 30% das emissões de carbono produzidas pela atividade humana. Os níveis de acidez e o aumento da temperatura do mar estão mudando a sua composição química e reduzindo a sua capacidade de absorver CO2.

Este ano o Dia Mundial dos Oceanos  8 de Junho é virtual e o tema é “Inovação para oceanos sustentáveis”. Uma questão relevante é como as empresas podem trabalhar com as comunidades para manter a Economia Azul com danos mínimos ao ambiente.

A ONU tem alertado sobre a necessidade do uso sustentável dos recursos dos oceanos que significa explorar o que precisamos sem esgotar esta fonte de recursos ou numa pescar sem acabar com os peixes.

Fonte: Visual Capitalist, WWF

Arquivo do blog