sexta-feira, 16 de setembro de 2022

POR QUE A EUROPA ESTÁ QUEIMANDO ÁRVORES?

 

A culpa é da guerra entre Russia e Ucrânia que obrigou a Europa a retaliar a Russia e cortar o fornecimento de gás para os países europeus?

Na verdade, a Europa tem ignorado a necessidade de fazer uma transição energética, apesar de desde 1987 o Relatório Brutland "Our Common Future" enfatizar os problemas ambientais como aquecimento global.

Houve também a Rio-92 para se discutir os temas ambientais, mas o mundo não levou a sério os alertas dos cientistas. O Acordo de Paris tinha tudo para ser um ponto de virada, mas o mundo continuou a investir e a queimar combustíveis fósseis.

Agora  países da Europa Central como Romania e Hungria queimam florestas antigas para suprir a escassez de energia. A Europa  “começou a subsidiar a queima de madeira há mais de uma década," diz  a matéria do New York Times. A prática foi encarada como um impulso para energia renovável porque na teoria as árvores podem ser replantadas e continuar a captar carbono. 

O objetivo era transformar os resíduos de serragem em energia verde. O mercado se expandiu rapidamente e florestas na Finlândia e Estonia foram exploradas com tanta intensidade que agora são consideradas emissoras de carbono. 

As pessoas acreditaram que usar madeira como combustível era 'sustentável, mas de acordo com David Gehl, da Agência de Investigação Ambiental de Londres, essas práticas estão destruindo as últimas florestas nativas. Em 2018, por ocasião da votação de subsídios, cientistas assinaram uma carta com a advertência "usar madeira deliberadamente cortada para queima irá aumentar o carbono na atmosfera e o aquecimento por décadas e séculos".  

As árvores tem mais valor de pé do que cortadas e replantar árvores vai contra a necessidade de se preservar a biodiversidade.  Diversas florestas são substituídas por plantações de uma única espécie de árvore e isso as torna mais vulneráveis ​​a doenças e muito menos eficientes no sequestro de carbono.

Na quarta-feira 14/09 , o Parlamento Europeu pediu o fim dos subsídios públicos para a prática ambientalmente destrutiva de queimar árvores como combustível de acordo com jornal The Guardian, mas ambientalistas entendem que é o risco é de ser "muito pouco" e "muito tarde".

A UE gastou 13 bilhões de euros em subsídios à bioenergia em 2020.  As ONGs dizem que a maioria desses subsídios vai para usinas de energia a lenha, mas poderia ser mais bem direcionada ao apoio a outras tecnologias limpas.

Membros do Paralmento pediram para “reduzir gradualmente” a parcela de árvores contadas como energia renovável nas metas da UE. Recusaram a eliminação completa desta forma de energia que é mais poluente do que carvão ou gás, de acordo com cientistas. Houve a votação para que 45% da energia da União Europeia seja de fontes renováveis até 2030.

O avanço é muito pequeno e a transição energética se torna cada vez mais urgente. 

Fonte: System Change Alliance, The Guardian 






Nenhum comentário:

Arquivo do blog